Responsive image

Filosofia na infância da vida escolar
Projeto de Internacionalização CAPES - PrInt
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ - ProPEd


Grécia

Esta cooperação foi iniciada, sistematicamente, em 2013 e foca, especificamente, o campo da filosofia prática. Em Rhodes foi criado o Laboratory of "Research on Practical and Applied Philosophy" (L.R.P.A.Ph.): http://www.pse.aegean.gr/labs/eerpreff/ do qual o Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI) faz parte. Em 2013, capítulo de W. Kohan traduzido ao grego compôs o livro Philosophia eísai edó, organizado por Elena Thedoropoulou na editora Diadrassi. Em 2016 houve encontro em Rhodes com a participação de Walter Kohan e o mestrando (hoje doutorando no ProPEd) Daniel Gaivota Contage. Neste mesmo ano, a professora Elena Theodoropoulou teve estadia de curta duração (15 dias) no ProPEd com financiamento do programa Erasmus. Em 2017 Neila Ruiz, doutoranda do ProPEd, fez doutorado sandwich na Aegean University e em agosto 2017 qualificou seu doutorado com a presença na banca de Elena Theodoropoulou.


Argentina

Myriam Southwell (UNLP) e Walter Kohan (ProPEd) coordenaram o projeto Táticas de emancipação em redes e práticas educativas, na cotidianidade da formação de professores: articulação histórica, filosófica, sociológica e antropológica”, Programa CAPG/BA (Programa de Centros Associados de Pós-Graduação Brasil - Argentina, Edital 33/2011), duração 2012-2014, com participação da UBA, UNLP, FLACSO, UNICAMP e UFES. Walter Kohan e Rita Ribes ministraram seminários de doutorado e co-orientou 2 teses de doutorado. Participou de três bancas de defesas de doutorado na UBA. Foi também professor convidado nas últimas quatro edições do curso de especialização “Pedagogía de las diferencias” (FLACSO). Diversos professores da UNLP fizeram estadias de corta duração no ProPEd (Myriam Southwell, Juan Piovani, Silvina Larripa, Silvia Solas, Carlos Skliar, Alejandro Cerletti) e pelo menos quatro doutorandos de Argentina fizeram sandwiches de pelo menos três meses (Maximiliano Durán (UBA), Verônica Betencourt (UNLP), Juan Suasnabar (UNBA) e Laura Agratti (UNLP). Carina Kaplan da UNLP fez pos-doutorado no ProPEd. Diversos professores argentinos participaram de várias edições do REDES e do Colóquio Internacional de Filosofia e Educação (NEFI/UERJ): Carlos Skliar, Alejandro Cerletti, Myriam Southwell, Juan Piovani, Silvia Solas. Publicações conjuntas com participação de vários membros das duas equipes: Filosofar: ensinar e aprender (Autêntica, 2014, Walter Kohan, org); O ato de educar numa língua ainda por ser escrita (Walter Kohan, Sammy Lopes, Fabiana Martins orgs., NEFI, 2016).


Bélgica

Começou em novembro de 2012 com um curso para mestrado e doutorado em parceria com o Laboratorium voor Educatie en samenleving na Katholieke Universiteit Leuven (KULeuven) que Jan Masschelein, junto a Jorge Larrosa, Maximiliano López (UFJF) e Walter Kohan, ofereceu no ProPEd e que foi cursado por 33 estudantes belgas e outros tantos brasileiros, do ProPEd e de outros programas de pós-graduação de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Desse curso foi publicado um livro com apoio APQ3 da FAPERJ: Encontrar escola. Organizado por Walter Kohan, Maria Jacinta Vargas e Fabiana Martins, Lamparina, 2013), com textos dos professores e participantes do curso. Jan Masschelein veio com APV do CNPq e depois veio anualmente desde então. Em 2016 veio com Marteen Simons do mesmo laboratório. Participou de mini-cursos, palestras, oficinas no NEFI. Walter Kohan visitou várias vezes a UKLeuven, participou de 2 bancas de doutorado (2013 e 2018), e seminários de pesquisa. Em 2016, J. Larrosa e J. Masschelein organizaram o Ciclo Elógio da Escola como parte do estágio de Professor visitante de J. Larrosa na UDESC. W. Kohan participou da semana de conclusão do evento e do livro publicado pela Editora Autêntica em 2017: Elógio da escola, com participação dos citados, Maximiliano López e Inés Dussel.


África do Sul

Karin Murris desde 2016 coordena o projeto de pesquisa “Decolonising Childhood”,com financiamento da South African National Research Foundation (NRF). Walter Kohan faz parte do projeto, participou de webminar em 2016 e em 2017 Karin Murris foi uma das organizadoras do International Handbook of Philosophy for Children (Routledge, 2017) no qual Walter Kohan tem dois capítulos. Atualmente Karin Murris organiza o livro Literacies, Literature and Learning, com capítulo de Walter Kohan (Routledge 2018, no prelo). Karin Murris forma parte do conselho científico da revista childhood & philosophy editada apelo NEFI/UERJ.


Itália

Walter Kohan foi professor visitante nas Universidades de Bergamo (2014) e Padova (2015). Publicou diversas obras em italiano e mantém vínculos com grupos dessas duas universidades e das universidades Federico II de Napoli, de Bari, de Verona e de Genova. Participou como professor em cursos de especialização em Padova e Napoli e de doutorado em Padova. Marina Santi e Diego di Massi, professores desta Universidade visitaram o ProPEd (Marina em 2012 e 2016; Diego de Massi em 2017) oferecendo cursos de corta duração e participando dos Colóquios Internacionais (Marina) e o Redes (Diego). Giuseppe Ferraro e Simona Marino da Univ. Federico II de Napoii também visitaram diversas vezes o ProPEd. Marina Santi e Giuseppe Ferraro publicaram cada um dois capítulos em livros organizados por Walter Kohan. Formam parte do conselho científico da revista childhood & philosophy editada apelo NEFI/UERJ. O livro il maestro inventore de W. Kohan foi traduzido ao italiano (Aracne editrice, 2016).


Portugal

Vera Maria R. De Vasconcellos e Lígia Aquino realizam uma cooperação de longa data com os professores Manoel Sarmiento, Nathália Ferreira e Manoela Ferreira, das Universidades de Porto e do Minho; estudantes do ProPEd fizeram diversos sandwiches nessas instituições. Os professores Manoel Sarmiento, Nathália e Manoela Ferreira visitaram várias vezes o ProPEd e participaram de bancas de mestrado e doutorado. Os dois grupos junto a professores do ProPEd têm papel protagônico nos Simpósios Luso-Brasileiros de Estudos da Criança e de Educação Infantil, dos quais fazem parte da comissão científica Vara de Vasconcellos e Lígia Aquino. Walter Kohan é pesquisador associado do projeto Estética, política e arte do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto/Portugal, coordenado pela Profª Eugénia Vilela, financiado pela FCT de Portugal e foi membro do comitê científico dos congressos da SOFELP, Sociedade de Filosofia da Educação de Países de Língua Portuguesa, SOFELP, em Cabo Verde Porto, Campinas e Maputo de 2013 a 2107. Desses colóquios fora publicados livros com capítulo do autor. Rita Ribes organizou livro com colega de Portugal e outros países: PEREIRA, Rita Maria Ribes; SANTOS, Núbia de Oliveira; LOPES, Ana Elisabete Rodrigues de Carvalho (Orgs.). Infância, juventude e educação: práticas e pesquisa em diálogo. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2015.). Dentre eles: Régine Sirota – Paris Rene Descartes, Michalis Kontopodis - University of Roehampton, Cristina Porto – Universidade Nova de Lisboa. Walter Omar Kohan realiza cooperação com o Mestrado em Filosofia para Crianças da Universidade dos Açores, com publicações conjuntas (The Routledge International Handbook of Philosophy for Children, childhood & philosophy).


Colóquios Internacionais de Filosofia da Educação (NEFI/ProPEd)

Organizados em forma bianual desde 2002, em outubro de 2018 chegou à sua nona edição. Lígia Aquino, Rita Ribes, Vera Vasconcellos e Walter Kohan fazem parte do comitë científico. Reúne uma média nunca inferior aos 500 participantes de pelo menos vinte países. Além dos eventos já mencionados, Lígia Aquino, Rita Ribes, Vera Vasconcellos e Walter Kohan tem sido membros de diversos Comitês Científicos de eventos internacionais como o II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras, UNICAMP, 2015; III Seminário Internacional Infância e Relações Étnico-Raciais., 2014; 1º Congresso Internacional de Educação Infantil da UNICAMP; Seminário Internacional Redes de Conhecimentos. REDES, UERJ, 2013, 2015, 2017.


Childhood & Philosophy

O periódico, editado pelo Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/ProPEd) e o International Council for Philosophical Inquiry with Children tem co-editor Walter Kohan e membros do comitê científico Rita Ribes e Ligia Aquino. Os seguintes colaboradores estrangeiros citados neste projeto publicaram nos últimos cinco anos artigos no periódico: Karin Murris, Elena Theodoropoulou, Marina Santi, Carlos Skliar, María Teresa Suarez Vaca, Jan Masschelein, Juliana Merçon, Barbara Weber, Maximiliano Durán.