Responsive image

Filosofia na infância da vida escolar
Projeto de Internacionalização CAPES - PrInt
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ - ProPEd

7 de outubro de 2019

O projeto "Filosofia na infância da vida escolar", inserido no CAPES/PrInt e vinculado ao PROPEd/UERJ, anuncia o seminário "A filosofia e a infância: colaborar, improvisar, incluir?" com a professora Marina Santi (Università di Padova). O seminário será em italiano, com tradução ao português.
Serão 3 encontros, de tempo integral, nas quartas feiras 30 de outubro, 06 e 13 de novembro de 2019 das 09h00 as 12h00 e das 13h30 as 16h30.
Local: Proped/UERJ, Campus Maracanã, 12º andar
As inscrições de alunos de doutorado, regulares, e de outros programas poderão ser feitas no endereço www.proped.pro.br
Os que desejarem participar como ouvintes devem fazer contato no e-mail: secretaria.nefi@gmail.com e solicitar os textos (traduzidos ao português) de leitura.

28 de setembro de 2019

Os estudantes de doutorado Daniel Gaivota e Neila Ruiz, participantes no projeto Filosofia na infância da vida escolar, participaram de um seminário de pesquisa na Universidade do Egeu, em que diversos estudantes de PhD das diferentes universidades parceiras do Laboratory of Research on Practical Philosophy (L.R.P.Ph.) da Universidade do Egeu.

9 de setembro de 2019

Responsive image

A Universidade Veracruzana, no México, recebeu o professor Walter Omar Kohan do Departamento de Estudos da Infância da UERJ para uma conferência sobre Paulo Freire e a educação como ato político. O Professor Walter Kohan acaba de lançar uma biografia filosófica do educador pernambucano, onde pensa sua obra em novas perspectivas políticas. A conferência faz parte das parcerias firmadas pelo projeto Filosofia na infância da vida escolar, inserido no programa de internacionalização CAPES - PrInt.

2 de setembro de 2019

No dia 2 de setembro foram realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Escola Municipal Joaquim da Silva Peçanha, em Caxias, as Jornadas “O que há dentro da filosofia? Sobre materiais e infâncias…”
Pela manhã, na UERJ, as professoras Magda Carvalho, da Universidade dos Açores, e Elena Theodoropoulou, da Universidade do Egeu, apresentaram novas perspectivas em relação ao pensamento filosófico e à filosofia com crianças. As comunicações tinham como títulos: 'Alguma coisa dentro dela'. A Filosofia confrontada com materiais e vice-versa. Como um andaime; e 'Alguém dentro dela'. A filosofia acompanhada da infância e viceversa. Como uma criança.
Pela tarde, realizamos uma grande experiência de pensamento com crianças de duas escolas com a presença das professoras visitantes e os professores e estudantes inscritos nas Jornadas. Depois da experiência, a professora Magda Carvalho discutiu com os professores e professoras da escola e os/as convidados/as a possibilidade e os novos movimentos da filosofia no ensino básico e especialmente na educação infantil, e os movimentos paralelos que a Universidade precisa fazer para potencializar estes primeiros.
Por último, o professor Walter Kohan, da UERJ, fez na escola o lançamento do livro Paulo Freire Mais que Nunca, com apresentação de Edna Olimpia da Cunha e presença dos alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos.

Responsive image

Responsive image



12 de julho de 2019

O professor Walter Omar Kohan do Departamento de Estudos da Infância da UERJ participou de Encontro Internacional “Human Education in the 3-rd millennium” na Biblioteca de Estudos Tibetanos, em Dharamsala, Índia. O encontro, auspiciado pela Fundação “Save the Tibet”, reuniu pesquisadores de diversas universidades de Índia, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e México, e teve lugar nos dias 7 e 8 de julho. O Dalai Lama participou de uma manhã do Encontro e ofereceu um almoço para os convidados, durante o qual o Prof. Walter entregou para ele uma camisa em homenagem a Mariele Franco.

Responsive image Responsive image