Programação
completa

(clique nos nomes das oficinas para saber mais)


23 OUT


9:00 - 10:30


↑ ENTRAR NESTA OFICINA ↑

Como nos diz o fotógrafo francês Bresson, “Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olhar e o coração”. A oficina “Foto-grafar” é um convite a abrir mente, olhos e coração em um exercício de pensar, coletivamente, acerca da pergunta “O que o mundo quer de nós?”.
Vivenciaremos uma experiência de pensamento junto à criação de imagens e à escrita provocada por elas.



↑ ENTRAR NESTA OFICINA ↑

Experiências de pensamento e de recriação de nós mesmos a partir das plataformas digitais.



↑ ENTRAR NESTA OFICINA ↑

a vida passa o tempo a cutucar-nos. tudo à nossa volta tentar conquistar a nossa atenção. há sempre coisas a acontecer. há coisas sobre as quais sabemos algo, outras coisas permanecem um mistério.

que coisas acontecem e importam? que coisas não acontecem e por isso importam?
que coisas acontecem e não importam? que coisas não acontecem e não importam?

será que esta oficina é uma coisa que importa? A quem? Como? Porquê?


esta oficina é inspirada no livro Coisas que Acontecem, de Inês Barata Raposo e Susa Monteiro, publicado na Bruáa Editora (Portugal).





11:00 - 13:00


↑ ENTRAR NESTA OFICINA ↑

A proposta é produzirmos um programa de podcast a partir da questão-tema desta edição da Olimpíada. Pretendemos começar discutindo a respeito do formato do programa e, em seguida, realizar uma breve oficina de perguntas para compor o roteiro. Concluiremos com a gravação das falas e conversas e o que mais for decidido pelos participantes. Tragam suas questões e propostas.



↑ ENTRAR NESTA OFICINA ↑

"Rap e filosofia ou rap é filosofia?" é um convite a testar os interstícios entre a música e o pensamento, a experimentar o que a música pode nos fazer pensar? O que podemos pensar com música? O que podemos nos perguntar ao compor música e pensar juntos? O que podemos criar entrelaçando música e pensamento?
Temos tantas perguntas quanto músicas para compartilhar. Propomo-nos a ouvir música juntos, a ser tocados por música juntos, a desvendar as canções juntos, a nos questionarmos juntos, a brincarmos com as palavras juntos, a compormos uma música juntos, a fazermos rap juntos .
A oficina é, por fim, um convite a uma experiência de escuta, atenção, criação (musical e poética), pensamento, questionamento e diálogo...





16:00 - 17:30


↑ ENTRAR NESTA OFICINA ↑

As Princesas Disney têm exercido forte impacto no imaginário de diferentes gerações de mulheres e homens que assistiram, ao longo de oito décadas, os desenhos animados, e hoje “Princesas Disney” é a principal e mais rentável franquia dos Estúdios Disney. Moana, Mulan, Aurora, Ariel, Tiana, Bela são exemplos de personagens conhecidíssimas. O objetivo é discutir, a partir das Princesas Disney, elementos das críticas feministas à sociedade patriarcal e androcentrada. Para tanto, serão trabalhadas passagens das histórias dessas personagens, mostrando também como suas histórias acompanharam importantes conquistas que marcam as histórias das mulheres desde 1937, data de lançamento de Branca de Neve e os Sete Anões.
A oficina é uma produção do "Projeto de Extensão Filosofia na Sala de Aula"/Unirio e será realizada pela plataforma Google Meet, dia 25 de setembro.




↑ ENTRAR NESTA OFICINA ↑

A meditação, pensanda a partir de uma prática que ocorre por meio de uma atenção plena na respiração, indica que em cada ser humano há um duplo ritmo respiratório. Um ligado à vida de relação ou consciente e o outro à atividade vegetativa e inconsciente. A primeira, que todos conhecem é superficial e a outra, profunda. Aquela se liga à atividades conscientes, características do eu superficial e consciente e a outra é própria dos mecanismos inconscientes e involuntários, ligada, portanto, ao “eu” profundo. A integração que se atinge no plano respiratório é estendida ao plano psíquico e a sua prática, levada em última instância, pode nos trazer a possibilidade de nos revitalizamos para uma relação mais saudável com um mundo que não podemos controlar.
Nesta oficina refletiremos sobre: o que vemos e o que sentimos; o mundo que temos do lado dentro é o mundo que oferecemos; gostamos do que oferecermos?; o mundo inconsciente: aquele que oferece; a atenção plena, um descanso e um renovar-se; uma vida interna que pode dar ao mundo o que ele quer de nós.





18:00 - 20:00


↑ ENTRAR NESTA OFICINA ↑

Vamos ver filmes juntos e conversar um pouco!

Inscreva seus filmes voltando ao menu principal e clicando em "Inscrição"





23:59 - ??:??


↑ ENTRAR NESTA OFICINA ↑

Ela se chama assim porque acontece de madrugada? Ou é porque nela se exercita a madrugada? Será que vamos aprender a fazer madrugadas?
O que importa mesmo é que é uma oficina para quem tem coragem.

Mas fazer filosofia não é sempre um ato de coragem?