CARREGANDO... 




Errar?


O Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, que este ano acontecerá presencialmente, do dia 6 a 10 de maio de 2024, é um evento GRATUITO e aberto a TODAS as pessoas, sem condições. A inscrição pode ser feita independente de nível de escolaridade, nacionalidade, idade, área de atuação, time de futebol... Além disso, as condições de participação serão garantidas a todas as pessoas, inclusive com intérprete de LIBRAS, audiodescrição e quaisquer tecnologias necessárias para incluir a todos e todas.

Assim, nós do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, buscamos mais uma vez seguir no movimento de uma universidade realmente pública e aberta, que trabalha não só em função da pesquisa sobre, mas da pesquisa com. Defendemos com tudo o que temos a tese de que todas as pessoas podem igualmente pensar, e é por isso que nosso convite se estende sem restrições para participar da décima segunda edição do CIFE: uma imersão de uma semana em que nos perguntaremos juntos sobre os sentidos do estudar.

Será um espaço para estudar o errar, para sentir, pensar, escrever e dialogar; por isso, só se inscreva se puder participar intensamente do evento. Nossa proposta de trabalho busca, se não inaugurar um outro tipo de evento acadêmico, colaborar para uma mudança significativa no que significa pesquisar e estudar no âmbito da educação superior. Confira nossa proposta de trabalho para compreender como serão as atividades.

O evento é aberto e gratuito, mas toda participação será condicionada à inscrição por este site. Explore-o para estudar a proposta e contate-nos se tiver qualquer dúvida!


historico


Este colóquio é um desdobramento da proposta radical que inauguramos em 2020, quando decidimos retirar de nossa programação as palestras, apresentações de trabalho e envio de trabalhos acadêmicos compridos para dar lugar a textos curtos e questionadores, grupos de estudo e momentos de discussão. Não foi fácil e não será. Nem para aqueles que preferem aprender de alguém que supostamente já sabe e muito menos para aqueles que desejam ensinar o que acham que o outro deve saber. As estruturas que tornam possível a desigualdade das inteligências são muito fortes, e por incrível que pareça, abrir espaços para pensar junto é um grande desafio.

Mas apesar de estarmos sempre recomeçando, nossos encontros já têm uma rica história: em junho de 2002, teve lugar na UERJ o I Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação "O valor do mestre - igualdade e alteridade na educação", com a presença, dentre outros convidados, de Jacques Rancière e o lançamento de seu livro O mestre ignorante. A segunda edição do colóquio, em novembro de 2004, foi organizada sob o tema "O devir-mestre: entre Deleuze e a Educação". A terceira edição do Colóquio fez homenagem ao filósofo francês Michel Foucault, nos 80 anos de seu nascimento em outubro de 2006. O IV Colóquio, em agosto de 2008, deixou de ter um filósofo como tema central e passou a ter uma temática. Nessa ocasião foi: "Filosofia, aprendizagem, experiência". O V Colóquio, em setembro de 2010, passou a ser Internacional e não apenas Franco-Brasileiro. A sua temática foi "Devir-criança da filosofia: infância da educação". O VI Colóquio, em agosto de 2012, teve como tema "Filosofar: aprender e ensinar". Em cada uma das suas primeiras seis edições, o colóquio reuniu em torno de quinhentos participantes.

A partir da sétima edição, o número de participantes foi crescendo ano a ano, até acolhermos mais de mil participantes simultaneamente - sempre de forma aberta e gratuita. Em setembro de 2014, o VII Colóquio propôs o tema "O que pode a escola hoje em Nossa América?", para interrogar a potência da escola - como ambiente, como instituição, como forma, como espaço, como tempo, como mundo - no seu contexto de sentido, cultural e político.
Em 2016, a VIII versão do Colóquio aconteceu de 4 a 7 de outubro, em pleno contexto de golpe de Estado no Brasil, sob o tema "Comunidades que se tecem entre nosotros: alinhavando diferença e o ato de educar em uma língua ainda por ser escrita", penguntando-se por quais descaminhos novas estéticas ensinantes e aprendentes vinham conseguido se esboçar e como estes descaminhos poderiam oferecer resistência. Ou melhor: que contrapontos temos traçado entre nossas errâncias educativas e o eterno retorno da força do que difere?
O IX Colóquio, realizado de 1 a 5 de outubro de 2018 num contexto de crise da universidade pública e especialmente, de abandono da UERJ, se propôs a discutir a temática "Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar". Buscando, em meio às crises e sob os efeitos perversos dos modos de exercer os poderes em nosso tempo, engendrar um encontro coletivo de enunciação pautado em lógicas errantes, difusas, infantis, cartográficas, nômades.

Em 2020, fizemos outro salto: nos organizamos em grupos de estudo que, durante três dias, se debruçaram sobre os temas do Colóquio e juntos puderam produzir pensamento. Em 2022, retomamos a presencialidade do evento com mais de 1200 participantes no XI CIFE, sob o tema “Estudar?” entre 7 e 11 de novembro de 2022, ampliando a proposta de 2020 e desenvolvendo-a na materialidade do encontro.

Este ano, com o que pudemos aprender com aquela experiência e no colóquio de 2022 presencialmente, pretendemos levar este exercício a novos limites.


Organizacao e apoio


  • NEFI UERJ Faculdade de Educação ProPEd CAPES PrIntFAPERJ Capes CNPQProjeto Filosofia na infância da vida escolar


Comissao organizadora


Alice Pessanha
Ana Corina Salas
Camila Regina da Silva Pinheiro
Carlineide Almeida
Carolina Fonseca
Daniel Gaivota
Edna Olimpia da Cunha
Fabiana Fernandes Ribeiro Martins
Felipe Trindade
Fernanda Figueiral
Geraldo Pereira Junior
Giovania Costa
Jessica Pereira
José Ricardo Santiago
Lara Sayão
Leni Lopes Ribeiro
Marcio Nicodemos
Mayara Ramos
Milena Rodrigues
Neila Ruiz Alfonzo
Ocimar Máximo
Priscila Liz Belmont
Renata Magalhães Silva
Robson Lins
Simone Bastos
Simone Berle
Vanise Dutra
Walter Omar Kohan


Comite cientifico



Adriana Tavares Carrijo [UERJ]
Alejandro Ariel Cerletti [UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES]
Alexandra Garcia [UERJ]
Alexandre Filordi de Carvalho [UNIFESP]
Alexandre Simão de Freitas [UFPE]
Anelice Astrid Ribetto [FFP/UERJ]
Carlos Skliar [FACULTAD LATINOAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES]
Carmen Sanches [UNIRIO]
César Donizetti Pereira Leite [UNESP]
Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles [UFPE]
Conceição Seixas [UERJ]
Dagmar Mello e Silva [UFF]
Daniel Gaivota Contage [UNIVERSITA' DI PADOVA]
Danilo Augusto Santos Melo [UFF]
Dirce Eleonora Solis [UERJ]
Edna Olimpia da Cunha [UERJ]
Elisete Tomazetti [UFSM]
Esther Charabati [UNAM]
Fabiana Fernandes Ribeiro Martins [UERJ]
Fikile Nxumalo [YORK UNIVERSITY]
Filipe Ceppas [UFRJ]
Giuseppe Ferraro [UNIVERSITÀ FEDERICO II DI NAPOLI]
Gregorio Valera-Villegas [UNIVERSIDAD SIMÓN RODRÍGUEZ, CARACAS]
Gustavo Ruggiero [UNIV. NAC. GRAL SARMIENTO]
Jan Masschelein [KATHOLIEKE UNIVERSITEIT LEUVEN]
Juliana Merçon [UNIVERSIDAD VERACRUZANA]
Junot Cornélio Matos [UFPE]
Karin Murris [OULU UNIVERSITY]
Karyne Dias Coutinho [UFRN]
Lara Sayão [UERJ]
Laura Agratti [UNLP]
Lígia Leão de Aquino [UERJ]
Lisandra Ogg Gomes [UERJ]
Marcelo Senna Guimarães [UNIRIO]
Marcos Lorieri [UNINOVE]
Maria Luisa Magalhães Bastos Oswald [UERJ]
Maria Reilta Dantas Cirino [UERN]
Marina Santi [UNIVERSITA' DI PADOVA]
Maristela Barenco Corrêa de Mello [UFF]
Maximiliano Lionel Durán [UBA]
Olga Grau [UNIVERSIDAD DE CHILE]
Pablo de Vargas Guimarães [UFF]
Pablo Severiano Benevides [UFC]
Patrícia del Nero Velasco [UFABC]
Patricia Redondo [UNLP]
Paula Ramos de Oliveira [UNESP]
Pedro Pagni [UNESP]
Rafael Mello Barbosa [CEFET-RJ]
Rita Ribes [UERJ]
Rosana Aparecida Fernandes [UFRGS]
Rose-Anne Reynolds [CAPE TOWN UNIVERSITY]
Rosimeri de Oliveira Dias [UERJ]
Sammy Lopes [UERJ]
Samuel Mendonça [PUC-CAMPINAS]
Sandra Regina Simonis Richter [UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL]
Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo [UNICAMP]
Simone Berle [UERJ]
Siomara Borba [UERJ]
Sylvio Gadelha Costa [UFC]
Vanise Dutra [UERJ]
Viktor Johannson [SÖDERTÖRN UNIVERSITY]
Waldênia Leão [UPE]
Walter Omar Kohan [UERJ]
Wanderson Flor do Nascimento [UNB]