Responsive image
X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação
Afirmar, inventar, re-existir: o que pode uma educação filosófica?

05 a 09 de outubro de 2020

Responsive image

Carxs,

Nosso desejo de fazer o Colóquio é maior do que nunca; estávamos nos preparando para um encontro presencial original, criativo, experimental. Mas atravessadxs pela pandemia e pela gravíssima situação política no Brasil, nos vemos na dificuldade do encontro se realizar na sua plenitude. Gostamos tanto de nos encontrar e propiciar encontros entre gentes de todos os cantos! Como passar o aniversário de 20 anos de Colóquios sem fazer nada, como paralisadxs pela pandemia ou silenciosos perante o fascismo que governa o Brasil?
Pensamos, então, em desdobrar o colóquio. Em 2020, faremos uma primeira fase – ou prófase – a partir de uma lógica remota e virtual. No segundo semestre de 2021, em data que confirmaremos durante o encontro virtual, nos encontraremos presencialmente.
Acompanhamos as medidas insensatas em relação ao ensino remoto, o aumento de uso das plataformas para reuniões, e as pretensões governamentais de distancializar a educação. Sabemos das dificuldades de acesso e as desigualdades tecnológicas de uma sociedade marcada pelo descaso com xs mais vulneradxs e excluídxs.
Mesmo nesse contexto (e talvez nele principalmente), afirmamos a necessidade e importância de nos encontrarmos para pensar junto. Não sabemos quase nada. Confiamos na força disruptiva e gerativa do não saber. E perguntamos: o que o atravessamento de uma pandemia, que parece suspender o passado e o futuro, nos faz pensar? É preciso mudar, mas sabemos o que queremos mudar? Será o fim de uma era ou forma de vida? Resta algum espaço para afirmar, inventar, re-existir: o que pode uma educação filosófica?

----

É na emergência de pensar essas e outras questões que nossa proposta para 2020 é portanto uma prófase digital do X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, a ser realizada do dia 5 ao dia 9 de outubro, em horário amigável para conciliar diferentes fusos horários do mundo inteiro e os horários de trabalho dos e das participantes do Brasil.

As inscrições para participar no X CIFE oficialmente se encerrariam este domingo, dia 31 de maio. Muitas pessoas já se inscreveram, aceitando o convite a experimentar um formato diferente de textualidade. Mantemos esse compromisso igualitário com a escrita de um texto curto, autoral e ensaístico para a prófase do Colóquio em outubro de 2020, com a diferença de ser em plataforma on-line.
Entretanto, sabemos que os últimos meses transformaram muita coisa. Por isso, convidamos a todxs xs autorxs inscritxs a repensarem os textos que enviaram e refletirem se desejam mantê-los como estão, alterá-los, substituí-los, se desejam redirecioná-los ou mesmo retirá-los do evento. Você pode fazê-lo através do painel de serviços do nosso site, fazendo login com seu e-mail e senha no menu superior do site. Especialmente se você já se inscreveu mas não pretende participar da prófase digital do X CIFE, pedimos que por favor faça o login e selecione a opção de retirar seu texto.
Claro que percebemos o curtíssimo tempo que as pessoas inscritas teriam para fazer as alterações ou retiradas, e por isso, pela primeira vez na história do evento, prorrogaremos o prazo de inscrição e alteração – e isto vale também para novas inscrições, se por acaso ainda não tenha inscrito seu trabalho! O novo prazo para rever sua inscrição ou para se inscrever no X CIFE vai até 5 de julho de 2020, sempre pelo site do evento. Lembre-se de ler atentamente a proposta antes de se inscrever!

Em tempo: para além da proposta de discussão original, compreendemos a quantidade de linguagens, expressões, gestos e imagens que nossa situação insular faz emergir, e faremos em breve uma sub-chamada, entre xs inscritxs, para expressões artísticas, peças digitais, experiências de pensamento on-line e outras atividades. A submissão do texto é a primeira etapa de um processo que visa a instaurar um espaço comum de pensamento e invenção. Dito de outra forma: propomos que os textos sejam um meio de instauração de um comum, a ser pensado e expressado de diversas formas. Eles não serão apresentados, como consta em nossa proposta.

E ainda: se você tem alguma dúvida sobre que direções (re)tomar em seu texto, sugerimos alguns eixos temáticos (apenas como um auxílio para quem busca alguma inspiração):
1 - Corpo extensivo e corpo virtual.
2 - Participação: Juventude e avatares.
3 - Sentidos no mundo virtual: sentir como, quando, a partir de que? E a pele?
4 - Potências e limites de se ler/escrever/pensar no papel e na tela.
5 - A EAD/remota/virtual na educação popular.
6 - A virtualidade e as culturas não dominantes.
7 - Escola filosófica popular no século XXI.
8 - Qual o lugar da técnica numa educação filosófica?
9 - Tempo, ritmo e velocidade no espaço virtual.
10 - A vida da infância e o virtual.
11 - A terra, a vida não humana.
12 - Encruzilhadas virtuais e antirracismos contemporâneos.

Como sempre, as inscrições podem ser feitas em qualquer língua. Encorajamos a todxs, independente de idade, nacionalidade, nível de formação, área de atuação e time de futebol, a continuar participando e se inscrevendo no X CIFE. Nossas decisões também levam em conta a quantidade de pessoas inscritas e o desejo comum, mais do que nunca nesses tempos de crise global na saúde e na democracia, de pensar uma Educação filosófica, afirmativa, inventiva e re-existente.

Na esperança de encontrar a todxs bem,


Comissão organizadora do X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação

Comité organizador del X Coloquio Internacional de Filosofía y Educación

Organizing committee of the X International Colloquium on Philosophy and Education









agenda

Responsive image
  • Prófase do Colóquio
    De 05 a 09 de outubro de 2020
  • Início das inscrições
    01 de fevereiro de 2020
  • Encerramento das inscrições
    (PRORROGADO!)
    05 de julho de 2020 [23:59h]

  • Aprovação das inscrições
    Até 30 de agosto de 2020
  • Divulgação da programação
    Até 31 de agosto de 2020
  • Publicação dos Anais
    05 de outubro de 2020
  • Certificados online
    09 de outubro de 2020
  • Fase presencial do Colóquio
    Segundo semestre de 2021

apoio e organização

  • NEFI UERJ Faculdade de Educação ProPEd FAPERJ Capes CNPQ


Responsive image