coleções.
Nossa editora não tem como objetivo gerar lucro, e por isso disponibilizamos os livros e revistas para download gratuito. Para adquirir cópias físicas entre em contato conosco.
childhood & philosophy.
ensaios.
coletivoS.
teses e dissertações.
expresiones de infancia.
O ato de Educar em uma língua ainda por ser escrita
Este "nosso-livro-outro" não busca cultivar a possibilidade de se estabelecer certa harmonia entre diferentes vozes para alcançar um consenso ou equilíbrio que faria o real repousar novamente sobre a ordem do atual e/ou do possível. Todavia, o presente livro procura fazer reverberar as seguintes questões: em meio às crises e sob os efeitos diversos das modalidades de exercer os poderes em nosso tempo, como temos problematizado os sentidos da educação e, consequentemente, a própria atividade escolar? Como tem sido possível delinear relações mais alegres e potentes nas ações de aprender e ensinar? Por quais descaminhos novas estéticas ensinantes e aprendentes têm se manifestado? Que contrapontos temos traçado entre nossas errâncias educativas e o eterno retorno da força do que difere? Haveria algo em comum nas heterogeneidades que convergem na forma escolar?
Ano: 2016
ISBN: 978-85-93057-03-8
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Fala, Gesto, Silêncio
uma questão pedagógica. A discussão entre sofistas e filósofos pelo sentido e poder de ensinar
Vinicius Bertoncini Vicenzi
A quem ouvimos? Talvez seja a pergunta mais importante que a disputa entre sofistas e filósofos pelo lugar de educadores na Grécia Antiga instaura. Todos podem aparentemente falar, eis a contribuição das democracias, mas nem toda fala será ouvida. Não apenas por uma questão de proximidade daquele que fala, mas por um limite semântico-político, de significação do sujeito de fala. É porque algumas falas não são sequer falas, mas balbucios, linguagem infantil, sons de animais ou de "loucos", que recebem uma audição específica. A disputa pela fala é, assim, desde o início, um trabalho de exclusão. Pensar a educação no contato com essas falas e não-falas é o desafio deste livro.
Ano: 2017
ISBN: 978-85-93057-08-3
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
III Seminário Estudos Poéticos
exercícios de imaginação poética na escola
Dulcimarta Lino, Sandra Richter (orgs.)
O presente livro marca os 20 anos de atividade do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. A sua organização surge para celebrar um percurso contínuo de estudos que interrogam a dimensão poética da linguagem, o saber do corpo sensível e sensato e o poder imagético do pensamento para compartilhar narrativas de um coletivo que se faz presente na educação gaúcha. Nesse percurso, o grupo vem aproximando educação e artes desde estudos filosóficos em torno da complementaridade entre pensamento imagético e pensamento conceitual na intenção de fomentar e expandir interrogações e ações educativas acerca do fenômeno da imaginação poética como experiência de linguagem na pesquisa educacional. Estudos que vêm subsidiando tanto a ação docente dos professores pesquisadores em suas ações de ensino e extensão, quanto os projetos de pesquisa que desenvolvem nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Letras da UNISC, no grupo de pesquisa Escuta Poética da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED/UFRGS e no Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis – COLUNI-UFF.
Ano: 2023
ISBN: 978-65-998966-6-8
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Aforismos y Preguntas en Tiempos de Cuarentena
Aforismos e Perguntas em Tempos de Quarentena
María Teresa Suárez Vaca, Oscar Orlando Espinel Bernal, Liliana Andrea Mariño Díaz (orgs.)
Pensar los aforismos, las imágenes y preguntas que componen este libro, fue adentrarse en el lugar de la infancia de esas otras personas que desde diferentes latitudes viven la pandemia en sus pensamientos, sus sensibilidades, su manera de estar y ser en este momento histórico, el diseño en esta oportunidad fue pensado como un ejercicio que en colaboración con los aportes, dibujos, preguntas y palabras escritas se resignificaron para compartir un sentir colectivo a manera de bitácora; tal vez un cuaderno de apuntes, que reúne un pedacito de todas aquellas personas quienes se tomaron el tiempo de participar en esta bella propuesta.
Las imágenes en su mayoría dibujos de diferentes participantes, fueron apropiados en pos de la composición, así el trazo, el boceto, el pensamiento escrito, las voces aquí representadas y recreadas que componen este libro se presentan en orden alfabético y está inspirado en cada persona que participó, gracias a todas y todos ellos es posible que lo soñado para esta obra se pueda materializar.
Ano: 2021
ISBN: 978-65-992767-2-9
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Filosofia para Crianças
à (im)possibilidade de lhe chamar outras coisas
Magda Costa Carvalho
Nesta obra encontram-se alguns dos trabalhos, das investigações e dos estudos que Magda Costa Carvalho escreveu, e que estão dispersos em várias publicações da área da Filosofia para Crianças e da Filosofia, e que agora, revisitados pela autora, ganharam nova vida e nova profundidade pelo seu olhar madurado. Essa revisitação permitiu-lhe repensá-los, reescrevê-los, atualizá-los e neste caminhar intelectual foi descobrindo o quanto está feito e o quanto ainda há para fazer. Neste trabalho, os textos passados dão origem a novos escritos. A recuperação da temática, já pensada na prenhez da nova perspetiva, transforma-se, de uma forma assumida, no aprofundamento dos respetivos conteúdos.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991017-9-3
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
#Ocupa
uma experiência educativa
Sarah Nery
Fruto de uma pesquisa de doutorado desenvolvida em meio aos levantes populares de 2011 a 2014 no Brasil e no mundo, este livro apresenta narrativas de experiência a partir de sujeitos que participaram dos acontecimentos Ocupa, uma tática de resistência já utilizada por alguns movimentos sociais no mundo de diferentes maneiras (ocupações de imóveis e de terras, principalmente), mas que, a partir da Primavera Árabe, se espalhou pelas praças e outros espaços públicos do planeta, que passaram a ser ocupados pelo movimento dos indignados europeus, pelo Occupy Wall Street e por todos os Ocupas que surgiram no final de 2011 em várias capitais do Brasil e permanecem multiplicando-se até hoje.
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93057-13-7
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Interculturalidade, natureza e educação
Afetos filosóficos
Juliana Merçon
Em Interculturalidade, natureza e educação. Afetos filosóficos, Juliana Merçon nos lembra que a história a ser contada sobre a educação é sempre produto de uma disputa de poder, da mesma maneira que a compreensão de mundo. Seu livro reivindica um lugar, no mundo que vivemos, para diversos modos de vida e epistemologias. Inspirada nas palavras do Subcomandante Marcos, que afirma: "Y queremos decirle al mundo que lo queremos hacer grande, tan grande que quepan todos los mundos...", diríamos que essa é a reivindicação de Juliana Merçon em seu livro: um mundo educativo, uma interculturalidade e uma relação com a natureza em que caibam todos os outros mundos e outros modos de relação, para além dos que são dominantes.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991017-7-9
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Filosofia com Crianças
cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina)
Maria Reilta Dantas Cirino
Partilhar uma experiência a partir da própria experiência! É o desejo que se revela na escrita desse livro. Convida ao diálogo com os sentidos revelados pelo trilhar da experiência nos deslocamentos em cenários e cenas em Caicó/RN, Rio de Janeiro/RJ e La Plata/ARG. Torna público e dialoga com fragmentos/capturas advindas das cenas da experiência e com autores/as que ressoam na trajetória de pesquisa. Os espaços-cenários onde ocorre essa experiência-pesquisa envolvem tentativas de se fazer filosofia com crianças. São atravessados pela experiência de buscar brechas no cenário da escola pública para abrir possibilidades para a experiência/pensamento entre crianças e adultos.
Ano: 2016
ISBN: 978-85-93057-02-1
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Anais do V Encontro Nacional ANPOF
Educação Básica
Christian Lindberg, Patrícia Velasco e Flávio de Carvalho (orgs.)
Este livro que disponibilizamos para a comunidade acadêmica brasileira de Filosofia, para as professoras e os professores de Filosofia que atuam na Educação Básica, para as estudantes e os estudantes de graduação e de pós-graduação em Filosofia e/ou Educação – notadamente para os programas de pós-graduação profissionais em Filosofia: o Programa de Pós-Graduação Profissional em rede em Filosofia (PROF-FILO) e o Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia e Ensino (PPFEN) –, comporta diversas intencionalidades e vivências, olhares e falas, problemas e conceitos, desafios e proposituras. Sugestão: “Suas páginas colimam não apenas os esforços de diversos sujeitos, como também seus territórios geográficos e epistemológicos, que que se agrupam aqui em torno de um objetivo comum: discutir filosoficamente “o que pode o ensino de Filosofia?” e oferecer diferentes caminhos possíveis para filosofar e ensinar a filosofar.
Outra gênese deste livro está na realização do V Encontro da ANPOF Educação Básica, que teve lugar entre os dias 10 e 14 de outubro de 2022, na cidade de Goiânia - GO, onde aconteceu, simultaneamente, com o XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e, assim, de modo articulado com a reunião das pesquisadoras e dos pesquisadores vinculadas/os ao GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da referida associação. Nesse sentido, este livro figura como um dos diversos resultados e impactos que se produziram e continuam a sua repercussão após a realização dos eventos supramencionados.
Ano: 2023
ISBN: 978-65-998966-5-1
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Infancia y Genero
Exclusiones que nos rondan
Olga Grau
Los ensayos reunidos en este libro fueron escritos en distintos momentos, pero insisten en aspectos de algunas cuestiones que me ha interesado pensar. Por ello me parecía que el título del libro podía remitir a la idea de la ronda, porque los textos dan vueltas alrededor de ciertas inquietudes, preguntas, perspectivas respecto de la infancia, el género sexual y lo excluido, que se han mantenido a través del tiempo. Fueron producidos todos ellos, en su totalidad, durante la última década, la anterior a la que se inicia con la pandemia extendida en el año 2020 a los países latinoamericanos. Tal vez, con este acontecimiento crucial, se abran nuevas conversaciones sobre la infancia y en su relación con el género sexual. Espero que el libro pueda servir a la enseñanza de la filosofía con niñas y niños, a la educación infantil, a la enseñanza de la filosofía en la educación media, en el trabajo universitario, a las conversaciones sobre las exclusiones y todo lo que obstruye la realización de nuestros deseos de emancipación, junto con crear maneras de transformar aquello.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991017-6-2
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Ensayos en lectura
Inutilidad, soledad y conversación
Carlos Skliar
Leer esos mundos que no me han tocado ni en suerte ni en desgracia, leer los rostros que desconozco y que me hablan sin quererlo, leer las vidas que no soy capaz de vivir, leer los libros que aún no he leído y que se seguirán escribiendo. Y es que leer no es para cambiar uno, sino quizá para darse cuenta que uno puede ser siempre otra cosa.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991017-8-6
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Devir-Pinóquio da Educação
fazer escola através de aventuras
Fabiana Fernandes Ribeiro Martins
O que pode Pinóquio nos fazer pensar sobre escola, para além de nossas certezas e verdades? Quanto de aventura conseguimos afirmar em nossas vidas e, de nossas vidas, inventar uma escola outra? Este livro traz rastros de uma errância com Pinóquio, este boneco irreverente hipersensível à vida que, entre saltos e tropeços, corridas e tombos, nos coloca diante de nós mesmos e nos faz pensar se não somos todos, afinal, um projeto fracassado de marionete.
Ano: 2021
ISBN: 978-65992767-4-3
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Childhood & Philosophy - Dossiê Biopolítica, formas de controle sobre a Vida e a Deficiência
Vol. 12, nº 24 (mai/ago 2016)
childhood & philosophy é um periódico quadrimestral dedicado às interseções e relações entre filosofia, infância, filosofias da infância, e investigação filosófica com crianças. É resultado de uma parceria entre o NEFI (Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ) e o ICPIC (International Council for Philosophical Inquiry with Children). Publica regularmente três volumes a cada ano em formato eletrônico (http://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/child hood/) e pelo menos um deles, impresso. Childhood & philosophy é uma publicação com arbitragem. O envio de textos, inéditos, é de fluxo contínuo e pode ser feito pelo site da revista. Interessa-nos, com o conjunto de artigos apresentados neste dossiê, problematizar os dispositivos de biopoder da escola e a formação do empreendedor de si ao qual tem se destinado na atualidade, como parte das estratégias do investimento educacional do neoliberalismo. Nessa problematização, os artigos e a entrevista procuram demonstrar a articulação de alguns desses dispositivos com as políticas de inclusão, com o propósito de analisar o quanto a deficiência é produzida socialmente e a possibilidade de a sua emergência nas relações intersubjetivas indicarem a presença de outras práticas, assim como darem visibilidade aos processos de subjetivação outros existentes na escola. Pedro Angelo Pagni Divino José da Silva Alexandre Filordi de Carvalho
Ano: 2016
ISSN: 2525-5061 -- ISSN online: 1984-5987
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Uma vida ensinando a pensar
Una vida enseñando a pensar
Edição Bilingue
Matthew Lipman
Felizmente, a escrita de Lipman abre muitos pontos de interrogação e, como em toda autobiografia, a sensação do leitor é que ela guarda muitos segredos. O segredo é, afinal, a condição para poder comunicar qualquer coisa: não há comunicação sem segredo. Uma autobiografia não apenas contém os segredos que o seu autor não quis comunicar, mas, como diria Derrida, o segredo incondicionado, absoluto, no sentido etimológico do ab-solutum, ou seja, aquilo que não se pode atar, por estar cindido do laço social e por ser, ao mesmo tempo, a sua condição. Assim, Uma vida ensinando a pensar contém o segredo absoluto da filosofia para crianças, a condição de todos os laços pedagógicos estabelecidos entre adultos e crianças em nome da filosofia. Também contém o segredo absoluto da infantia, essa condição da vida e da morte que nos acompanha como uma sombra.
Afortunadamente, la escritura de Lipman abre muchos interrogantes y, como toda autobiografía, la sensación del lector es que encierra muchos secretos. El secreto es, al fin y al cabo, la condición para poder comunicar cualquier cosa: no hay comunicación sin secreto. Una autobiografía no sólo contiene los secretos de su autor, lo que no quiso comunicar, sino, como diría Derrida, lo incondicionado, el secreto absoluto, en el sentido etimológico de ab-solutum, es decir, aquello que no se puede ligar, porque está escindido del lazo social, y es, al mismo tiempo, su condición. Una vida enseñando a pensar contiene, así, el secreto absoluto de la filosofía para niños, la condición de todos los vínculos pedagógicos establecidos entre adultos y niños en nombre de la filosofía. También contiene el secreto absoluto de la infantia, esa condición de vida y muerte que nos acompaña toda la vida como una sombra.
Ano: 2023
ISBN: 978-65-998966-2-0
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Infância como caminho de pesquisa
o Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/PROPEd/UERJ) e a educação filosófica de pro
Simone Berle
Este livro contribui para nos determos e pensarmos que um encontro, uma ocasião e um interesse em comum pela experiência educativa nos reúne na pesquisa, no ensino e na extensão e nós nos experimentamos uns aos outros. Uma infância, uma curiosidade, uma suscetibilidade sensível a impressões que excita, implica, espinha o trabalho dos conceitos. Fazer pesquisa na pós-graduação simultaneamente nos aproxima e nos distancia na disponibilidade de, contra o curso ordinário das coisas, assumirmos o risco de estudar e investigá-las, de juntos promovermos formas singulares de sua partilha.
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93057- 16-8
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Pregúntele al Filósofo
Inquietudes de la infancia
María Teresa Suárez Vaca y Nana Rodríguez Romero (coordinadoras)
¿Qué preguntas le haría usted a un filósofo o a una filósofa?. ¿Qué preguntas usted no le haría?. Si usted no es más un niño o una niña o, digámoslo mejor, si usted ya no tiene edad de niño o niña, entonces le invito a un juego-desafío: anote en un papel las preguntas que usted le haría y las que no le haría a un filósofo o a una filósofa y después lea, en este libro, las preguntas que han hecho niños y niñas que participaron del Tercer Campamento Filosófico "Ciencia, Tradición y Pensamiento", organizado em el marco del proyecto de investigación "Prácticas y recursos educativos en perspectiva de filosofía e infancia" de la Universidad Tecnológica y Pedagógica de Colombia.
Ano: 2020
ISBN: 978-85-93057-18-2
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Paulo Freire: um menino de 100 anos
Walter Kohan
Em 2021, Paulo Freire faz 100 anos. Cem anos. Um menino faz cem anos e a forma como suas palavras seguem nos ensinando (ou como ainda precisamos seguir aprendendo com elas) nos leva a perceber que Paulo Freire faz sem anos. E podíamos continuar brincando com as palavras (gesto tão distintivo dos escritos de Walter Kohan): tudo o que Paulo Freire faz hoje fá-lo sem anos. Em sua forma infantil de fazer nascer - sempre e outra vez - a educação como prática da liberdade, mesmo em tempos tão áridos e escassos de alegria e compaixão como os que agora vivemos, Paulo Freire escapa aos ciclos cronológicos e torna-se imortal. Continua em estado nascente, mesmo fazendo cem anos. Continua a fazer-nos nascer, sobretudo fazendo sem anos.
Ano: 2021
ISBN: 978-65-992767-1-2
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Childhood & Philosophy - Dossiê à escuta da Infância
Vol. 14, nº 31 (set/dez 2018)
childhood & philosophy é um periódico quadrimestral dedicado às interseções e relações entre filosofia, infância, filosofias da infância, e investigação filosófica com crianças. É resultado de uma parceria entre o NEFI (Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ) e o ICPIC (International Council for Philosophical Inquiry with Children). Publica regularmente três volumes a cada ano em formato eletrônico (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/) e pelo menos um deles, impresso. Childhood & philosophy é uma publicação com arbitragem. O envio de textos, inéditos, é de fluxo contínuo e pode ser feito pelo site da revista. Neste dossiê, apresentamos dez textos que, desde diferentes perspectivas, pensam a infância. Oito deles foram selecionados entre as comunicações apresentadas no IX Colóquio de Filosofia e Educação, "Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar", nos dias 1 a 5 de outubro de 2018 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Dois procedem do fluxo normal da revista. Independentemente de sua procedência, de sua postura, da disciplina a partir da qual desenvolvem seus argumentos, das práticas que os alimentam, todos eles se entregam à tarefa de "estar à escuta" da infância, de ficar tendidos a ela. Desejamos aos(às)leitores(as) escutadores(as) que este dossiê lhes deixe boas e estimulantes ressonâncias; que os deixe ser rompidos pela infância que convida à escuta de si e do outro num corpo só que comporta toda a diversidade a que este dossiê convida.
Ano: 2018
ISSN: 2525-5061 -- ISSN online: 1984-5987
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Ensayos para una didáctica filosófica
Alejandro Cerletti
El libro de Alejandro Cerletti llega en medio de un stop mundial, en un tiempo desfondado por la aparición de lo inesperado, en un momento que exigeque cada uno se repliegue sobre sí para cuidar y cuidarse de una amenaza tan invisible como letal.
En este contexto de desasosiego que nos pone a distancia del mundo y que nos fuerza a pensar en torno a lo que somos y lo que queremos hacer de nuestra vida, el encuentro con la lectura de la obra de Alejandro, con su pensamiento comprometido y obstinado que tiene como motor su voluntad de cambio y la necesidad de transformación, invita a salir del ensimismamiento y a entregarse a un diálogo filosófico con un excelente compañero intelectual.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991017-4-8
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Childhood & Philosophy - Dossiê Infância, Experiência e Formação Docente
Vol. 14, nº 30 (mai/ago 2018)
childhood & philosophy é um periódico quadrimestral dedicado às interseções e relações entre filosofia, infância, filosofias da infância, e investigação filosófica com crianças. É resultado de uma parceria entre o NEFI (Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ) e o ICPIC (International Council for Philosophical Inquiry with Children). Publica regularmente três volumes a cada ano em formato eletrônico (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/) e pelo menos um deles, impresso. Childhood & philosophy é uma publicação com arbitragem. O envio de textos, inéditos, é de fluxo contínuo e pode ser feito pelo site da revista. O presente número de childhood & philosophy oferece um dossiê sobre infância, experiência e formação docente: um dossiê composto por uma polifonia de vozes que buscam escutar a infância em sua potência criadora, inventiva e criativa, em sua força e devir, em sua existência alteritária. Escutar e aprender com ela. Conversar. O desejo é de nos interrogar, indagando nossas formas de pensar e estar no mundo, para aprender com a pluralidade e, ao mesmo tempo, a singularidade infantil. Que a leitura deste dossiê possa inquietar e desassossegar pensamentos... Vamos juntos? Carmen Sanches Sampaio, Tiago Ribeiro e José Ricardo Santiago
Ano: 2018
ISSN: 2525-5061 -- ISSN online: 1984-5987
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Childhood & Philosophy - Dossiê Gert Biesta and Philosophical Work with Children
Vol. 13 nº 28 (set/dez 2017)
childhood & philosophy is a journal published three times a year dedicated to the intersections and interfaces of philosophy, childhood, children’s philosophies, and philosophical inquiry with children. It is sponsored by the Center of Philosophies and Infancies (NEFI) at the State University of Rio de Janeiro in cooperation with the International Council of Philosophical Inquiry (ICPIC). It welcomes all unpublished submissions, both theoretical and applied, that are located within or between these boundaries. For details, see; http://www.epublicacoes.uerj.br/ index.php/childhood/ This dossier was born from the need to foster and deepen the educational and philosophical value of the philosophy with children (PwC) movement, which includes the more classical philosophy for children program and many other forms inspired by it. Its gestation began with a keynote address by Gert Biesta, a prominent theorist in the field of philosophy of education, delivered to the 18th Biennial Conference of the International Council for Philosophical Inquiry with Children (ICPIC) in Madrid on June 30, 2017. Immediately after the conference, a number of PwC theorists/practitioners were invited to write a response to his presentation. In this dossier we present Biesta’s paper - including his power-point presentation as an appendix - followed by thirteen responses from conference attendees from all over the world, and from different educational and philosophical perspectives as well. These papers are followed by Biesta’s response to those responses, and we finish with Marina Santi’s response to him. The responses are all written in English, with the exception of Félix Garcia Moriyón, who chaired the Spanish organizing committee of the conference, and wrote his response in Spanish. As is usual in childhood & philosophy, all papers are prefaced by abstracts in three languages: English, Spanish and Portuguese.
Ano: 2017
ISSN: 2525-5061 -- ISSN online: 1984-5987
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
“O que eu mais gostei na escola foi do seu cabelo”
por uma formação docente infantil e denegrida
Camila Machado de Lima
Contanto sua história, Camila conta muitas outras ao mesmo tempo, pois está dentro de um contexto histórico e social que dita comportamentos e esperanças. Facilmente reconheceremos a história de nosso país e da educação em suas reflexões e críticas. Tecendo suas histórias com a experiência de negridute, formação docente, infância, fala e pesquisa, temos uma escrita que afirma a educação e o desejo de comunicar, expressar e concretizar o pensamento. Este livro é para todo e qualquer intelectual comprometido com o desvelamento de mentiras e teorias racistas que regem a educação brasileira. Este livro é uma afirmação da negritude como potência nas diversas áreas do conhecimento. A infância é fértil, campo de inícios e movimento. A educação é fértil, campo de saberes e investigação. A formação docente é fértil, campo de aprendizagem e continuidade. Logo, a infância, a educação e a formação docente é preta! Este texto nos convoca a viver essa afirmação.
- Geisa Ferreira do Nascimento
Ano: 2024
ISBN: 978-65-998966-1-3
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Afirmar, inventar, re-existir: o que pode uma educação filosófica? - Volume 2
textos individuais e estudos coletivos
Daniel Gaivota; Fabiana Fernandes Ribeiro Martins, Walter Kohan (orgs.)
Podem mil pessoas produzir pensamentos sem que nada seja ensinado ou explicado a ninguém? Este livro foi composto por inúmeros braços, gestos, olhares que se encontraram, cruzaram e compuseram para, por, durante e, ainda, depois do X Colóquio Internacional de Filosofia da Educação (X CIFE), organizado pelo Núcleo de Filosofias e Infâncias (NEFI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de 5 a 9 de outubro de 2020, no meio da pandemia e da necropolítica que açoitou e azedou o Brasil. Neste volume, estão os textos coletivos produzidos ao longo da experiência de estudo proposta pelo Colóquio, seguidos pelos textos individuais (incluindo os textos não-escritos, ou seja, imagens e desenhos) apresentados na primeira ou na segunda chamada ao colóquio, esta última quando já sabíamos que seria remoto.
Ano: 2021
ISBN: 978-65-992767-5-0
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Poética do Deslocamento
nomadismo, narrativa e deslocamento na Escola-Viagem
Daniel Gaivota
Escrever nunca pode ser diferente de viajar. Percorrer com o corpo a superfície irregular do mundo é um movimento análogo a percorrer com tinta a superfície porosa do papel. Mas não só nas linhas em que se formam estes movimentos se encontra a semelhança, e sim também na sua justificativa: se escreve, como se viaja, para descobrir o mundo. A escrita gera movimentos, linhas, forças que ao invés de localizar, des-locam. Fazem as coisas do mundo saírem de seus lugares, e assim poderem ser olhadas. Ler, então, é compreender que o mundo não é diferente do movimento de percorrê-lo. E esse livro é um convite a ler assim, em movimento, como um/a explorador/a, como um/a viajante. Um convite a se perder.
Ano: 2017
ISBN: 978-85-93057-09-0
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Em redor das infâncias
pensar com filosofia, psicologia e educação
Tiago Almeida
Gostaríamos de questionar o nosso entendimento de educação da(s) infância(s) e, ainda, como sua construção histórica se associa a uma visão particular de criança e, vice-versa, como a visão de criança informa as práticas e os discursos associados à sua educação. Problematizar este eixo de análise é problematizarmos, ao mesmo tempo, o nosso fazer e a nossa relação com as pessoas de pouca idade. Com isso, estaremos a questionar nossas próprias práticas e a nos abrir à possibilidade de fazer diferente. Por meio desta análise, propõe-se uma reflexão crítica sobre a educação infantil, assumindo uma abordagem de educação enquanto devir, que valoriza a experimentação, a multiplicidade e a oportunidade para experienciar e explorar o mundo de forma estética e apessoada.
Ano: 2024
ISBN: 978-65-998966-7-5
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Entre a libertação e a opressão
caminhos para pensar a prática de filosofia com crianças
Filipa Igrejas
Entre a libertação e a opressão: caminhos para pensar a prática de filosofia com crianças de Filipa Igrejas problematiza os fundamentos do programa educativo Filosofia para Crianças, criado na década de 70 do século XX pelos filósofos e educadores norte-americanos Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp. Inspirado em algumas ideias de Walter Kohan mas em diálogo crítico com elas, reconhece a possibilidade e o valor de reunir infância, filosofia e educação, contudo, critica a receção e a aplicação dogmática deste programa educativo. Nesse diálogo filosófico, propõe repensar os conceitos de infância, filosofia e educação, e assim não só abre novas perspetivas para pensar a prática de filosofia com crianças, como aponta para os desafios filosóficos e educacionais que a relação entre estes conceito implica.
Ano: 2020
ISBN: 978-85-93057-20-5
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Ensinar filosofia e a filosofar
necessidade urgente
Marcos Antônio Lorieri
Ao ler este livro o leitor e a leitora reconhecerão a trajetória de uma vida dedicada ao ofício de professor de filosofia e ao ofício de filósofo da educação; uma vida que buscou pensar e colocar em ação modos de possibilitar o encontro de crianças e jovens com a filosofia. Sim, Marcos Lorieri tem uma vida dedicada à filosofia, ou como ele mesmo diz: “Uma vida de uma nota só: Filosofia, Filosofia, Filosofia… até hoje. Tenho gostado muito, mas muito mesmo, do que tenho feito em minha vida de educador profissional, na qual o cerne tem sido o ‘ser professor’ e, em especial, ser professor de filosofia”.
Elisete M. Tomazetti
Ano: 2023
ISBN: 978-65-998966-3-7
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Pensando la Filosofia
voces de la infancia
María Teresa Suárez Vaca y Liliana Andrea Mariño Díaz (coordinadoras)
¿Para qué sirve la filosofía? Escuchemos a estos niños y niñas: para aprender, recordar, pensar, saber, entender, comprender, vivir experiencias, razonar, ser felices, analizar, preguntar, reflexionar, responder, analizar, viajar, vivir en paz, compartir, conocer al otro, convivir, respetar, relacionarnos, no ser egoísta, compartir en comunidad, indagar, resolver problemas, explicar, resolver dudas, argumentar, formular problemas, crear conceptos, tener criterio propio, ser críticos, definir nuestra personalidad, ver diferente, ser mejores personas, dialogar, ayudar a pensar, expresarse, dialogar, saber que no sabemos, motivarnos en aquello que queremos descubrir...
¿Qué es la infancia? Dicen los infantes... y vaya si dicen...
Ano: 2020
ISBN: 978-85-93057-19-9
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Mulheres escrevendo e pensando com mulheres
filosofias, infâncias e educação
Dulce Mari da Silva Voss (org.)
Neste livro pulsam forças em meio ao caos. Um emaranhado de escritas insurgentes e criadoras de mulheres com mulheres que escapam aos agenciamentos de uma ordem eurocêntrica, branca, heteronormativa, católica e capitalista. São potências, devires-mulheres em artes de existir ao inventar escritas movediças e deslizantes, transbordamentos de vidas outras.
Ano: 2022
ISBN: 978-65-992767-6-7
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Devenir-pregunta
filosofía e infancias entre la escuela y la universidad
Laura Agratti
Hacer filosofía en las aulas de la Escuela Graduada de la Universidad de la Plata permite a quienes participamos de ellas iniciar un camino del autoconocimiento y del autocuestionamiento, camino que transitamos sabiendo que es una condición indispensable para poder relacionarnos de otra manera no solo con las/os niñas/os sino también con los/as otros/as y aun con nosotros mismos. Un cambio de lugar, un cambio de piel que, como dice Malena Bertoldi, identifica el hacer filosofía con "pensar con todo", con un cuerpo que "se suma a pensar", y provoca la necesidad de moverse porque hay algo que da vueltas por el cuerpo, ese que oculta el guardapolvo blanco. Un movimiento que podemos llamar "Devenir pregunta" y que en este libro presentamos y justificamos.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991017-1-7
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Manifesto por uma Escola Filosófica Popular
Maximiliano Durán e Walter Kohan
Este manifesto busca dar vida, novamente, em nosso presente, à escola filosófica popular, a seu projeto filosófico e político de vida. Com ela, torna-se presente novamente esse tempo de hospitalidade, irreverente, comunista e perguntão. Por isso, este manifesto também é intempestivo. Esperamos receber as mesmas palavras ditas a Rodríguez e sua escola filosófica popular: loucura, excentricidade, romanticismo. Serão elogios, um carinho, uma honra. Mostrarão os compromissos políticos da vida que passa pela escola filosófica popular, seus amores e desamores. Mostrarão seu presente, sua intempestiva presença.
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93057-12-0
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Childhood & Philosophy - Dossiê investigação filosófica com crianças: novas vozes
Vol. 15 (2019)
childhood & philosophy é um periódico quadrimestral dedicado às interseções e relações entre filosofia, infância, filosofias da infância, e investigação filosófica com crianças. É resultado de uma parceria entre o NEFI (Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ) e o ICPIC (International Council for Philosophical Inquiry with Children). Publica regularmente três volumes a cada ano em formato eletrônico (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/) e pelo menos um deles, impresso. Childhood & philosophy é uma publicação com arbitragem. O envio de textos, inéditos, é de fluxo contínuo e pode ser feito pelo site da revista. Integram o Dossier 19 artigos, dos quais 11 em inglês, 5 em castelhano e 3 em português. Dentre eles, o texto vencedor do 2019 ICPIC Prêmio Excelência em interpretar Filosofia para/com crianças, outorgado pelo Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com Crianças, "Intersubjetividade: um olhar sobre a comunidade de investigação filosófica", de Paula Alexandra Vieira. Todos os trabalhos têm resumos em português, inglês e espanhol.
Ano: 2019
ISSN: 2525-5061 -- ISSN online: 1984-5987
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Entre apostas e heranças
Contornos africanos e brasileiros na educação e no ensino de filosofia no Brasil
Wanderson Flor do Nascimento
As questões que um livro nos impõe são sempre convites; mas, alguns são tão decisivos que parecem nos empurrar para reflexões que não esperávamos. Wanderson Flor do Nascimento conduzirá quem lê por caminhos incontornáveis para aquelas pessoas que se interessam pela justiça cognitiva, para gente neófita ou com longa formação no debate das relações étnico-raciais em interface com a filosofia. O título Entre apostas e heranças: contornos africanos, afro-brasileiros na educação e no ensino de filosofia no Brasil entrega o que promete. "Apostas" dizem respeito às expectativas de futuro, "heranças" tratam do legado, de uma tradição e/ou da ancestralidade. A aposta numa educação antirracista não pode prescindir de uma filosofia com sotaques africanos.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991017-5-5
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Afirmar, inventar, re-existir: o que pode uma educação filosófica? - Volume 1
epistolário e ex-posições
Daniel Gaivota; Fabiana Fernandes Ribeiro Martins, Walter Kohan (orgs.)
Podem mil pessoas produzir pensamentos sem que nada seja ensinado ou explicado a ninguém? Este livro foi composto por inúmeros braços, gestos, olhares que se encontraram, cruzaram e compuseram para, por, durante e, ainda, depois do X Colóquio Internacional de Filosofia da Educação (X CIFE), organizado pelo Núcleo de Filosofias e Infâncias (NEFI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de 5 a 9 de outubro de 2020, no meio da pandemia e da necropolítica que açoitou e azedou o Brasil. A seção que abre o livro é um Epistolário. Este livro, como uma carta que chega, é uma espécie de cápsula do tempo. Na segunda seção do livro, intitulada Ex-posições, foram reunidos textos sobre atividades apresentadas no X CIFE com a arte, o cinema, o teatro, o samba, a filosofia com crianças, uma caminhada filosófica, uma palhaça. Em volume separado, leitores e leitoras encontrarão os textos individuais e coletivos produzidos ao longo da experiência de estudo proposta pelo X CIFE.
Ano: 2021
ISBN: 978-65-992767-0-5
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Filosofia e Educação em Errância
Inventar Escolas, Infâncias do Pensar
Os textos que compõem o presente livro foram apresentados no IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, organizado pelo Núcleo de Filosofias e Infâncias (NEFI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de 1 a 5 de outubro de 2018. Eles estão organizados em seis seções: Experiências escolares com filosofia; Estéticas do corpo, gênero, sexualidade e pedagogia; A escola, o mundo, a vida; Um lugar para ensinar...filosofia?; Invenções: mapas, cartografias, devires; Arquipélago afro, indígena, popular. São escritas de filosofia e errância que movimentam as práticas educativas em tempos difíceis no Brasil e na América Latina. Elas são gritos afirmativos que enfrentam políticas de silenciamento e negação; escritas-convite a leituras filosóficas e errantes que inventem escola e afirmem uma infância do pensar.
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93057-15-1
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Crianças em Filosofia
Giuseppe ferraro
“Fazer filosofia com crianças”, como se diz, não é explicar o que os adultos sabem de um modo compreensível as crianças. É uma pesquisa, e não simplesmente uma comunidade de pesquisa. É preciso entender o que é da filosofia quando a levamos para as crianças, ou melhor, quando as crianças estão em filosofia. Agora a ação pedagógica deve dar lugar para a prática da filosofia. Ao invés da pedagogia, trata-se de entender o caminho das crianças para a filosofia. Entender como a filosofia muda, o que os adultos aprendem, do que eles já sabem. Como se colocam em jogo, porque naquele dia as crianças disseram que os “adultos” devem aprender a “correr e brincar”.
Ano: 2022
ISBN: 978-65-992767-8-1
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
O corpo do educador da Educação Infantil lido como uma Literatura Menor
Osvaldo Luiz da Silva
As crianças não se encabulam de convidar para o diálogo do corpo. Basta aceitar o convite e se entregar ao desconhecido. Basta olhar para o próprio corpo e permitir sentir os afetos, sentir o que impede esses afetos e encontrar coragem de buscar novos acontecimentos na relação com crianças e educadores. Muito é indizível, mas os acontecimentos são possíveis, são potentes, são reais. O corpo do educador, então, pode abusar do seu estado de Literatura Menor, para estar atento aos devires, para não os espantar com seu corpo, para, ao contrário, atraí-los e deixar-se levar por eles. Devir infante do educador infantil. Devir corpo do corpo do educador. Devir infância da educação infantil.
Ano: 2022
ISBN: 78-65-998966-9-9
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Childhood & Philosophy - Dossiê Estudos da Infância: Diálogos Contemporâneos
Vol 14, nº 29 (jan/abr 2018)
childhood & philosophy é um periódico quadrimestral dedicado às interseções e relações entre filosofia, infância, filosofias da infância, e investigação filosófica com crianças. É resultado de uma parceria entre o NEFI (Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ) e o ICPIC (International Council for Philosophical Inquiry with Children). Publica regularmente três volumes a cada ano em formato eletrônico (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/) e pelo menos um deles, impresso. Childhood & philosophy é uma publicação com arbitragem. O envio de textos, inéditos, é de fluxo contínuo e pode ser feito pelo site da revista. O presente número de childhood & philosophy (v. 14, n. 29, jan./abr. 2018) contém um dossiê - Estudos da Infância: diálogos contemporâneos -, que reúne pesquisadoras e pesquisadores dos estudos da infância a fim de estabelecer diálogos que contribuam na, com e para a reflexão acerca dos vínculos que são estabelecidos com a infância, que permitam compreender os modos como as crianças habitam o mundo e o que elas têm a dizer acerca deste mundo. Trata-se, portanto, de um dossiê que reúne artigos de alta qualidade acerca das complexas relações que envolvem as crianças - tanto como sujeito como geração - e os modos contemporâneos de pensá-las e pensar a categoria da infância. Beatriz Fabiana Olarieta, Conceição Firmina Seixas Silva, Lisandra Ogg Gomes e Rita Marisa Ribes Pereira
Ano: 2018
ISSN: 2525-5061 -- ISSN online: 1984-5987
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Escolas Invisíveis
dobras para uma críptica da visão pura
Daniel Gaivota
A filosofia de campo que Daniel escreve enquanto caminha e mapeia escola(s) visíveis/invisíveis não traduz nenhuma intenção, mas um gesto de intensa atenção, explorando com distância amorosa um campo de forças e tentando ‘sentir’ a força (do tempo-espaço) da escola neste campo. […] Daniel Gaivota mostra por que hoje as escolas devem ser defendidas como um dos poucos territórios que resiste, pelo menos até certo ponto, a novas formas de governo assentadas no imperativo da visibilidade (total). Ele indica como elas oferecem tempo e espaço a um movimento para fora, um deslocamento ou movimento lateral que cria um estar-entre. […] É nesse encontro, então, que a matéria e como ela importa podem se transformar. E a própria escrita de Gaivota, ao ‘pôr as mãos’ na matéria da escola, tenta ser ao mesmo tempo adulta e menina, e faz com que a ‘escola’ importe, de novos e ‘excitantes’ modos.
- Jan Masschelein
Ano: 2024
ISBN: 978-65-9989-66-0-6
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF
2006 - 2018
Patrícia Del Nero Velasco
Em 2019, o grupo de trabalho da ANPOF "Filosofar e Ensinar a Filosofar" completou 13 anos. Neste período - de acordo com as constantes alterações nos dispositivos legais que orientam a Educação Básica - a presença da Filosofia nas escolas teve que ser constantemente repensada. Atento(a)s às referidas mudanças, o(a) s integrantes do GT realizaram inúmeros eventos, desenvolveram e orientaram pesquisas, divulgaram suas ideias sobre a(s) filosofia(s) e seu ensino. O livro que o leitor e a leitora têm em mãos procura registrar os encontros e as publicações coletivas do grupo, assim como o acervo individual dos pesquisadores e pesquisadoras que hoje compõem os núcleos de sustentação e apoio do GT.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-992767-0-5
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Narrativas confinadas
Voces desde el Sur
Alejandro Cerletti; Felipe Ceppas; Gabriela D’Odorico; Marisa Berttolini, Mauricio Langon, Olga Grau, Pablo Oyarzún, Walter Omar Kohan (Orgs).
Narrativas confinadas.Voces desde el Sur, reúne los textos de personas amigas, fronterizas, que respondieron a la convocatoria que hiciéramos en medio de la pandemia, escrituras acompañadas en cierto modo por las que no pudieron ser entregadas en los tiempos que señalamos para su envío. Prometidas, algunas quedaron en borradores, apuntes, notas, palabras sueltas, o no fueron ni siquiera iniciadas, o resultaron ser solo pensamientos detenidos en este tiempo de rarezas, inquietudes, confusiones y desgracias. Esa no-escritura o intento de escritura está también aquí, a su modo, junto a estos escritos en los que ronda también un cierto aturdimiento.
Narrativas confinadas. Vozes desde o Sul reúne textos de pessoas amigas, fronteiriças, que responderam ao apelo que fizemos em meio à pandemia, escritos acompanhados, de algum modo, daqueles que não puderam ser entregues no prazo indicado para o seu envio. Prometidos, alguns permaneceram em rascunhos, apontamentos, notas, palavras soltas, ou nem sequer foram iniciados; ou acabaram por ser apenas pensamentos paralisados nesta época de esquisitices, inquietações, confusões e desgraças. Essa não-escrita ou tentativa de escrever também está aqui, ao seu modo, ao lado desses escritos nos quais também paira um certo atordoamento.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991017-3-1
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
A comunidade da infância
David Kennedy
Este livro, A comunidade da infância, é uma forma encontrada para assegurar a presença de David Kennedy entre nós, que tanto o admiramos. Entretanto, resta algo que não se sabe dizer sobre David Kennedy. Como algo que escapa, que foge ao domínio da escrita. David parece nos alertar para algo que permanece infantilmente sem palavra na linguagem. David não se apresenta de imediato. Sua escrita, em voltas, por aproximações e distanciamentos, revela conhecimentos e saberes acerca da infância para tocar aquilo que infantilmente deixou de ser enunciado e escapa à apreensão adulta dos dizeres acadêmicos. Depois de afastar-se do que foi dito, quando retorna, é pelo avesso. Nesse deslocamento necessário de um tempo presente, adulto, ele alcança uma temporalidade infantilmente disponibilizada, escrevendo sobre a infância como se estivesse por aprender a fazê-lo a cada vez.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991017-2-4
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Trans-cre-ver
filosofias com infâncias: entre a universidade e a escola pública
Camila Regina; Carolina Fonseca; Priscila Liz (orgs.)
As organizadoras deste livro atuaram como bolsistas de extensão e iniciação científica no projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?” durante suas pesquisas e formações acadêmicas. Camila Regina é Pedagoga pela UERJ. Educadora atuante nos Anos Iniciais do E.F e Superior. Percola pelas temáticas de Educação, infâncias e estéticas. Carolina Fonseca é formada em Pedagogia pela UERJ, mestra em Educação pelo ProPEd/UERJ e autora do livro Caminhar Como Modo de Vida lançado pela Editora Nefi em 2020. Atua na Educação como professora do E.F., Coordenadora Pedagógica e Consultora na Formação de Professores. Priscila Liz é graduada em filosofia pela UERJ e professora de filosofia em diferentes instituições e projetos pela América Latina. Pesquisadora das áreas de filosofias com crianças, gênero, epistemologias, política e educação.
Ano: 2022
ISBN: 978-65-992767-7-4
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Olimpíadas de filosofia do Rio de Janeiro
o pensamento na roda
Lara Sayão Lobato de Andrade Ferraz
A olimpíada de filosofia do Rio de Janeiro é uma experiência filosófica de libertação? É possível favorecer um pensamento de libertação nas estruturas colonizadoras da educação formal? É possível libertar a filosofia e libertar-se dela na experiência das olimpíadas de filosofia do Rio? É possível livremente escrever e filosofar com os gregos? Entre gregos e sambistas? Entre alemães e rappers? Entre franceses e povos originários? Na escola? É preciso sair em viagem? A viagem é acolhedora, hospitaleira? O pensamento fermental tem lugar nas rodas das olimpíadas? E nas aulas dos professores que delas participam? O pensamento popular é verdadeiramente convidado para estar nas rodas? As olimpíadas conseguem acolher pensamentos diferentes? São geradoras de comunidades? O que, afinal, provocam, permitem e afirmam, como movimento filosófico, educacional e político as olimpíadas de filosofia do Rio de Janeiro? Eis algumas das perguntas que este livro ajuda a pensar.
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991017-0-0
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
A Escola dos Sentimentos
Giuseppe Ferraro
As paixões se possuem, as emoções se dão, os sentimentos se educam. E esta a linha na qual se desenvolve A escola dos sentimentos. As paixões estruturam o ânimo, arrebatam, são como impróprias, nos transcendem. Duas margens, a atração e a repulsão, nas quais se catalogam os estados de ânimo. As emoções são como as impressões, instantâneas, não duram. Os sentimentos são feitos de tempo. Ensinam-se. São laços, tecem-se. Vêm com o tempo e com o tempo também mudam ou acabam. Educar-se nos sentimentos é cultivar o tempo interior, que é feito de ritmos, de fluxos, o mesmo tempo da música. Cada um tem a própria melodia com as suas variações. Educar os sentimentos é como compor o próprio tempo, compor-se, ser uma composição de laços. Tecer o próprio ânimo.
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93057-11-3
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
La Escuela con los pies en el aire
hacer escuela, entre la desigualdad y la emancipación
Patricia Raquel Redondo
Abrir este libro representa iniciar un camino, assistir a una cita con la infancia, la(s) infancia(s) populares, la escuela, los y las maestras y las familias de barrios desheredados. Es una invitación a desvestirse de los glosarios fatigados y desesperanzadores que a diario despliega el poder hegemónico. Y, assumir un riesgo, realizar una apuesta al pensamento como movimiento. Allí, donde la descripción de la desigualdad ocupa todo el escenario. En la escuela que se presenta, los profesores y professoras junto a la comunidade asumen la posibilidad de verificar la igualdad en su tarea cotidiana; y aquello imposible se torna realidad. Este libro-sinfonía celebra la educación pública en el presente y, sobre todo, el por venir.
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93057-14-4
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Formación en Alfabetización Filósofica
Walter Kohan
Comencemos por el comienzo. Ya habrán notado una gran diferencia entre las dos propuestas: la alfabetización se volvió una alfabetización filosófica. ¿Y qué significa “alfabetización filosófica”? Es algo complejo, como todas las palabras. A veces pensamos que sabemos lo que significan las palabras, pero basta con mirarlas más de cerca para que ya no parecen tan sencillas. Tomemos por ejemplo “alfabetización”. Parece fácil, ¿verdad? Alguien diría: “alfabetizar es enseñar a leer y escribir”. En cualquier caso, ¿lo es? Alguien preguntaría: “¿enseñar o ayudar a aprender?”. Otra preguntaría: “¿leer y escribir qué? ¿Las palabras? ¿El mundo? ¿La vida?”. Otro se preguntaría: “¿cómo sé que estoy leyendo? ¿Leer es decir palabras en voz alta? ¿Conocerlas? ¿Entenderlas críticamente? ¿Inventarlas?”. Podríamos seguir, pero ya se habrán dado cuenta del complejo significado del término alfabetización. También sabemos las críticas a esta palabra, conocemos la palabra letramiento y también consideramos otras palabras, pero preferimos dejar la que usaba Paulo Freire.
Ano: 2023
ISBN: 978-65-998966-4-4
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Caminhar como modo de vida
da pesquisa à skholé
Carolina Fonseca de Oliveira
Pensar o caminhar como um modo de afirmar uma vida em diálogo com diferentes concepções: eis em que consiste este trabalho. Não se trata, portanto, de traçar uma história do caminhar, ou ainda de analisar, conceitual e conclusivamente, uma bibliografia definitiva sobre o tema. Também não tem por objetivo reduzir o caminhar a um único conceito. Pôr-se a caminho na vida, assim como na pesquisa educacional, talvez tenha relação com andar por um caminho de perguntas, de curiosidade, mais que de certezas; em vez de buscar conhecimentos, dados ou ideias prontas sobre ou para a educação, viver uma experiência educativa no sentido do cuidado de si, da transformação de si.
Ano: 2020
ISBN: 978-85-93057- 21-2
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Entre a Infância e o Oceano
uma literacia filosófica
Carla de la Cerda Gomes
Este livro é o culminar de uma investigação de escutas e de pensamentos transdisciplinares entre o Oceano e o ser humano. Surge de uma inquietação com o crescente número de modelos que abordam a Educação Marinha e a sua Literacia do Oceano, sem contudo pensar a Infância. Propõe-se a Condição Humana Oceânica para o séc. XXI e abrem-se caminhos para ressignificar a Infância no Oceano com o conceito das Infâncias Azuis. A Corporeidade, a Vinculação e o Amor Oceânico, emergem do Movimento OceansOn®️ e deslocam-se em espaços de improvisação. Nascem vivências em potência: mergulhadora, musical, exploradora, expressiva e meditativa. Uma linha de fuga e uma pergunta O que seria uma revolução no Oceano?
Ano: 2021
ISBN: 978-65-992767-3-6
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Filosofando con el Universo
voces de la infancia
María Teresa Suárez Vaca y Oscar Pulido Cortés (organizadores)
El Diccionario que el lector tiene em sus manos recoge pensamentos y emociones de um grupo de niños y niñas participantes del primer campamento filosófico "pensando el universo" desarollado em el departamento de Boyacá-Colombia. Este particular encuentro em médio de la naturaliza se constituyó em um tempo y um espacio para dialogar, reflexionar, vivir experiências filosóficas, a partir de textos, expresiones artísticas, científicas, plásticas y lúdicas.
Ano: 2016
ISBN: 978-85-93057-04-5
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Childhood & Philosophy - Dossiê Incêndios: Infâncias do presente
Vol. 12, nº 23 (jan/abr 2016)
childhood & philosophy é um periódico quadrimestral dedicado às interseções e relações entre filosofia, infância, filosofias da infância, e investigação filosófica com crianças. É resultado de uma parceria entre o NEFI (Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ) e o ICPIC (International Council for Philosophical Inquiry with Children). Publica regularmente três volumes a cada ano em formato eletrônico (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/) e pelo menos um deles, impresso. Childhood & philosophy é uma publicação com arbitragem. O envio de textos, inéditos, é de fluxo contínuo e pode ser feito pelo site da revista. É com alegria que introduzimos ao leitor o dossiê Incêndios: infâncias do presente, o qual reúne um conjunto de nove artigos dedicados à peça de teatro de Wadji Mouawad, Incêndios, e ao filme homônimo a que ela deu origem. Tratou-se de colocar ambas as obras em perspectiva, no que diz respeito às suas relações possíveis com as temáticas da educação, da infância e da filosofia. Incêndios consiste em um acontecimento ético, estético, político e filosófico de monta, ao trazer para a cena do pensamento um conjunto de temas/problemas que atravessam nossa experiência do presente. Refletir sobre a experiência do presente a partir de Incêndios, no que se refere à infância, à educação e à filosofia, foi a tarefa que os autores deste dossiê se dispuseram, corajosa e generosamente, a levar a cabo. Julio Groppa Aquino e Fabiana A. A. Jardim
Ano: 2016
ISSN: 2525-5061 -- ISSN online: 1984-5987
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Gestos de Escrita
pesquisar a partir de uma experiência de filosofia na escola
Beatriz Fabiana Olarieta
Agamben se remete à origem latina da palavra "gesto" e o apresenta como um tipo de ação humana que não consiste nem em fazer (produzir) nem em agir (atuar), mas em assumir, em suportar. O gesto será um meio sem fim, um tornar inoperante, um desativar, um reusar, um profanar, um negligenciar alegremente o que estava predestinado pela lei da necessidade. Mais precisamente será a exposição, o suportar a comunicação de algo incomunicável que viaja na linguagem, mas que a excede. A partir desta ideia, o presente livro explora e apresenta a potência e a sutileza do gesto para navegar na experiência humana e em uma pesquisa que pretende manter-se colada a ela.
Ano: 2016
ISBN: 978-85-93057-01-4
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Dialogar, Conversar e Experienciar o Filosofar na Escola Pública
encontros e desencontros
Vanise de Cássia de Araújo Dutra
Este trabalho convida a pensar os encontros que temos realizado com projeto "Em Caxias, a filosofia en-caixa?", na Escola Municipal Joaquim da Silva Peçanha, município de Duque de Caxias/RJ. Contribui também para pensar muitas questões que tem provocado o projeto, especificamente o exercício dialógico como uma das dimensões fundamentais das experiências de pensamento, além da natureza e sentido do diálogo na vida escolar e a composição do diálogo filosófico com a palavra conversa proposta pelos participantes do projeto. A escrita deste trabalho também se fez para "defender o mesmo lugar que foi oferecido a mim, professora de escola pública de filosofia, para conversar, sentir, ouvir, falar, pensar, repensar, refletir e mudar. Escrevi porque quero defender que qualquer professora, de uma escola pública também qualquer, de uma periferia não menos qualquer, tenha o mesmo direito que tive de se relacionar com sua prática através da filosofia, na forma de uma pesquisa educacional, para "sair fora do aquário". Escrevi para defender um direito, para afirmar um pensamento, para abrir as possibilidades da vida na escola".
Ano: 2017
ISBN: 978-85-93057-10-6
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.
Gestos Tecnológicos
o que pensa o YouTube em um curso de formação de professores de uma universidade pública na cidad
Maria Jacintha Vargas Netto
Nas experiências desta pesquisa com os alunos em sala de aula, remexendo no YouTube: Quantas vezes ficava no ar o denso sentimento por nós partilhado que questionava o que estava sendo feito ali, sua utilidade, sua verdade indiscutível? Quantas vezes deixamos de perceber a maravilha de uma imagem, som ou de um gesto praticado através do artefato, pois permanecemos envolvidos com a utilidade de encontrar algum conteúdo fundamental, algum saber a ser capturado, alguém a ser formado?
Ano: 2016
ISBN: 978-85-93057-05-2
Estoque: Cópias físicas indisponíveis por enquanto.